sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cientista cria vida artificial e desencadeia novamente o debate sobre "brincar de deus"

Não verdade eles não "criaram" a bactéria do zero. O cientista Craig Venter e seu time conseguiram reproduzir artificialmente uma sequencia de DNA, colocar esse código genético em uma célula vazia e "ligá-la".

Primeiramente eles mapearam o código genético da bactéria Mycoplasma Genitalium, a menor bactéria do mundo que são encontradas em bovinos e cabras. Eles então utilizaram esse código para criar uma sequência de DNA totalmente de forma artificial (Apesar de não ter descoberto ainda como eles criaram esse DNA) com uma ligeira modificação para servir como marca d'água, depois eles retiraram todo o DNA de uma célula, colocaram a criação deles dentro, deram reboot e a célula começou a se reproduzir normalmente.

Obviamente isso desencadeiou uma série de discussões mas pelo que andei pesquisando, os cientistas não estão perdendo tempo para discutir religião mas sim discutindo os perigos e benefícios desse tipo de avanço. Pois como o próprio Dr Venter disse: "Existe sim a possibilidade de qualquer coisa ser usada para se fazer o mal a outra pessoa, mas avanços como esses oferecem inúmeras possibilidades para o bem".

Foram gastos 15 anos de pesquisa e em torno de 30 milhões de investimento.

Fonte: New York Times

Para saber mais:
J. Craig Venter Institute
Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário