terça-feira, 19 de outubro de 2010

Steam atinge 30 milhões de usuários - O mito da pirataria.

Saiu no Gizmodo que o Steam atingiu a marca de 30 milhões de usuários. De acordo com o autor, desses 30 milhões, 6 acessam o Steam diariamente (Um desses sou eu, sempre em busca de promoções) e que o recorde de usuários logados ao mesmo tempo foi de 3 milhões.

Confesso que me tornei fã do Steam depois que eles me fizeram largar totalmente os jogos piratas. E isso não foi feito mudando meus gostos, lavagem cerebral e nem milagre mas simplesmente me fazendo com que eu não me sentisse um idiota ao gastar dinheiro com os jogos. Como isso funcionou?

Até pouco tempo atrás, para se comprar um jogo oficial, eu teria que ir até a loja que vende produtos eletrônicos da cidade (Pois até hoje é muito raro uma loja de informática utilizar a internet) e ver se tinha o jogo que quero comprar. Se não tivesse eu teria que ir pra capital mais próxima e ver em todas as lojas se alguma teria o jogo que procuro. Se não tivesse eu poderia esquecer, se tivesse eu pagaria pelo jogo (Mais caro pois estou comprando um monte de plástico junto). Levaria todos para casa, instalaria, jogaria um tanto de plástico e papel fora e torçeria para que meu DVD de instalação não estraguasse e finalmente iria jogar.

Se eu quiser baixar o mesmo jogo pirata precisaria achar um site que o tivesse (Sem sair de casa), baixar, verificar vírus, verificar se funciona, instalar e jogar.

Não é preciso fazer MBA nos EUA pra entender que o consumidor, no primeiro caso, está sendo feito de trouxa. E em qualquer cursinho online de administração a primeira coisa que você aprenderia era que para conquistar clientes, você tem que oferecer qualidade, preço e facilidade de acesso. Muitas empresas de jogos ofereciam qualidade, mas nenhuma oferecia preço e acessibilidade.

Depois de tanto ler pessoas citando o Steam eu resolvi conhecer o site. Como um bom cético eu fiz meu cadastro e coincidentemente peguei a promoção de férias de 2009.

Atualmente para se adquirir um jogo no Steam devo seguir a sequência:

Escolho um jogo que gosto e vejo se vende no Steam, pago por ele, baixo, instalo e jogo.

Parece-me que a única empresa de jogos administrada por pessoas com preparo e QI acima de 100 é realmente a Steam, pois conseguiram tornar o ato de se adquirir um jogo oficial ainda mais simples (sem contar a segurança e velocidade de download) que um jogo pirata.

Sem contar as promoções onde você compra títulos excelentes a menos de R$ 10,00. Isso mesmo, no ano passado mesmo, um DVD pirata de qualquer jogo no camelô custava R$ 15,00 e agora eu tenho a chance de pagar até menos de 10,00 em jogos em promoção.

Resultado: Não possuo mais nenhum jogo pirata.

O que falta é a indústria da música, do cinema e da televisão demitirem seus diretores acéfalos e contratarem os mesmos da Steam e deixarem de vez o hábito de colocar a culpa da pirataria nas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário