terça-feira, 24 de novembro de 2009

Refutando o vídeo "Deus existe" do governo da Macedônia




A um tempo atrás eu achei esse vídeo no blog Sombreiro Mexicano. Á primeira vista ele parece uma "prova irrefutável" de que os ateus estão errados e vão queimar no "mármore do inferno". Mas basta prestar um pouco de atenção, e ter um mínimo de conhecimento sobre lógica racional e gramática que vemos que o vídeo não passa de um monte de bobagens.



Primeiro erro do vídeo:

"O mal é a falta de amor em deus nas pessoas"

A primeira falácia usada pelo roteiro do vídeo é que ele simplesmente troca o termo "bem", que seria o antônimo natural de "mal" para "amor em deus". Ele simplesmente utiliza o seguinte truque:

Onde existe o amor em deus existe o bem,
falta do bem é o mal
então onde não existe o amor em deus existe o mal.

Não vamos discutir, por enquanto, se o amor em deus garante o bem (Seria interessante também discutir a definição de bem não?) ou não. Vamos assumir que a premissa "onde existe o amor em deus, existe o bem" é verdadeira. Isso não prova contudo que onde não exista amor em deus, irá existir o mal.

Oras, por que não?

Como dissera antes, mesmo que A gere B e a falta de B seja C, não prova que a falta de A seja C. Parece complicado teoricamente né? vamos ver na prática?

Todas as pessoas que trabalham na minha empresa estão empregadas,
quem não está empregado é desempregado
logo todas as pessoas que não trabalham na minha empresa são desempregados? O.o

Outro exemplo:

Um fósforo aceso gera calor,
falta de calor é o frio
então onde não tiver um fósforo aceso estará frio?

E outro:

Uma lanterna gera luz,
falta de luz é a escuridão,
logo onde não tiver uma lanterna estará na escuridão?

Perceberam o truque barato que usaram nesse trecho do vídeo e que, mesmo assim, pode iludir uma pessoa pouco atenta?

Segunda falácia: Mas então você quer dizer que Albert Einstein estava errado em relação a deus? Você se acha superior a Albert Eistein?

A religiosidade de Einstein é polêmica, alguns dizem que ele era teísta, outros dizem que ele era panteísta e outros dizem que ele se tornou ateu no fim de sua vida.
A verdade que, mesmo que ele acreditasse no mesmo deus cristão, o simples fato de ter descoberto a teoria da relatividade não faz com que deus exista. Se fosse assim, ele teria deixado alguma pista sobre deus que pudesse ser provado, da mesma forma que ele fez com a teoria da relatividade.
Na verdade se o próprio Einsten viesse aqui tentar provar pra mim que deus existe, ou ele traria provas irrefutáveis ou eu provaria que ele estava errado. Simples assim.

Terceira falácia:

"Religião também é ciência"

De novo vemos o truque das definições. O termo ciência possui vários significados. Desde o simples "saber de alguma coisa", como em "José tomou ciência do que acontecera a Clara" até a definição da ciência que estudamos no ensino fundamental, "o conhecimento claro e evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos."
O que aprendemos na escola é a ciência baseado em lógica formal e experimentações. Religião nenhuma sobrevive a esses dois. Na verdade a lógica formal e a experimentação são as ferramentas mais eficazes de provar as mentiras por trás das religiões.
Resumindo, religião pode sim ser ciência da mesma forma que saber a hora de saída do ônibus é ciência.
Mas religião NÃO é ciência formal.

E no fim, depois do showzinho de mentiras disfarçadas de lógica racional o vídeo revela seu plano:

"Trazendo de volta os estudos de religião para nossas escolas"

Aí está o plano: Conseguir de volta o direito de fazer lavagem cerebral nas crianças para que, quando elas crescerem, se tornem zumbis que levam 10% do seu salário pro pastor comprar uma mansão em Miami pra ele.
Em primeiro lugar sabemos que não será ensinado todas as religiões, se fosse eu mesmo não teria nada contra, por seria divertido (Mas mesmo assim inútil) estudar sobre hinduismo, taoísmo, paganismo, mitologia nórdica, mitologia egípcia, umbanda, espiritismo, islamismo, wicca e outros. Esse golpe é para ensinar apenas o cristianismo.
Além de inútil, pois existe uma igreja em cada quarteirão que já faz isso, ensinar cristianismo nas escolas é um ato de preconceito em relação às outras religiões.
A pouco tempo uma professora foi proibida usar um livro de contos cujo personagem era Exu. Ela nem estava ensinando sobre umbanda, era só um personagem com nome de Exu. A boa notícia em relação ao vídeo é que aparentemente (Dentre tantas mentiras não duvido que os símbolos do governo da Macedônia não sejam também falsos. Cristão são capazes de qualquer coisa.) não é aqui no Brasil, mas sim na Macedônia (Sinto por eles).

Grossário:
Falácia
Ciência
Ciência Formal

Links interessantes:
Brad Pitt se declara ateu
Professora proibida de usar livro que fala de exu
Nota da Secretaria Municipal sobre a polêmica do livro sobre exu 
Nova mansão de Edir Macedo é avaliada em 6 Milhões

6 comentários:

  1. quer quue eu seja sincero falou muiito por pouca coisa......

    ResponderExcluir
  2. Olá Vid@ concordo contigo que o vídeo, para uma pessoa com mais conhecimentos não merece a quantidade de linhas que gastei com ele. Porém é a quinta vez que vejo postarem esse vídeo no ocioso como se fosse algo fenomenal.

    ResponderExcluir
  3. De fato o vídeo é num aspecto fenomenal, pois trata de uma criança respondendo um velho professor babaca que fica fazendo pregações/doutrinações em lugar de dar aula.

    ResponderExcluir
  4. Olá Yuri. O problema é que todo o vídeo é babaca e não apenas o comportamento do professor.

    MAs impressiona que não conhece lógica básica.

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, a falta de lógica do professor é também assustadora.

    ResponderExcluir
  6. Pois é. E imagina se Einstein iria cometer erros tão primários como esses, ainda mais para defender um ser imaginário.

    ResponderExcluir